-
Arquitetos: Karin Matz
- Área: 36 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Karin Matz
Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando o apartamento na rua Heleneborgsgatan em Estocolmo, na Suécia, estava à venda em 2012, havia sido usado como depósito por 30 anos. O proprietário anterior tinha começado uma reforma em 1980, mas ficou doente e o apartamento foi deixado intocado até sua morte. O tempo foi congelado; papel de parede estava pela metade, apenas alguns azulejos e uma torneira de cozinha faziam parte de uma parede. Não havia eletricidade, além de um banheiro só com sinais de ratos como habitantes.
Em uma cidade como Estocolmo, com uma enorme busca por apartamentos e com cada metro quadrado aumentando seu preço por minuto, esta história foi impossível de compreender.
O apartamento acabado é resultado de um fascínio por esta história; uma tentativa de deixar as camadas anteriores e lembranças de um espaço vivo e ao mesmo tempo preencher os requisitos para a nova história que começará ali.
O apartamento possui 36 m² e o objetivo era caber tudo desejado pelo ocupante. Neste caso: espaços generosos e arejados, um closet e todos os equipamentos para a vida cotidiana, um grande chuveiro/banheira luxuosos, diferentes possibilidades de movimento, um espaço que pode ser dividido quando necessário. E, finalmente, tinha que ser leve e barato!
O resultado é um apartamento dividido em duas partes. Uma onde tudo é parte de uma estrutura, que tem por base os módulos de cozinha da Ikea. Tudo nesta área foi completamente refeito, com eletricidade dentro das paredes e com todas as superfícies pintadas de branco, a fim de trazer e refletir a luz. Aqui todas as funções são espremidos em cima de, nas no meio, embaixo e dentro de algo. Dormitório, cozinha, closet e depósito são um só. A segunda parte permanece com tudo livremente apoiado em todas as superfícies, mais ou menos como tem sido nos últimos 20 anos. Os buracos nas paredes foram preenchidos, o papel de parede foi removido e os cabos elétricos e tomadas foram adicionadas correndo do lado de fora das paredes.
O banheiro se tornou a ligação entre as duas partes.